sábado, 28 de novembro de 2015

Boas maneiras nas festas de final de ano.

Olá pessoas animadas!

Já apertaram o “start” para iniciar as comemorações de final de ano?
Confira algumas dicas de etiqueta para não fazer feio nas festas da família e empresa:
Não abuse nas bebidas alcoólicas
A dúvida mais freqüente entre os funcionários é se pode ou não beber um vinho, cerveja ou whisky nessas festas de fim de ano. O fato é que a bebida nos deixa mais “soltinhos” e desinibidos e para evitar que isso ocorra é aconselhável beber um copo de água após cada copo de bebida de álcool ingerida. Não é proibido e nem feio beber socialmente e moderadamente.

Evite certos assuntos
A conversa deve ser agradável, por isso, atente-se com o assunto que irá abordar. Lembre-se que ninguém gosta de comentar sobre doenças, problemas financeiros ou de saúde, especialmente, em uma festa entre amigos de trabalho em um momento de confraternização.
A conversa com o chefe durante a festa deve ser natural e espontânea. Nesse momento, além de conversar com o chefe, também é interessante fazer networking, aproximar-se das pessoas que você não conversa durante o ano, se apresentar e comentar sobre a festa, falar sobre sua função na empresa é uma forma de aproximação.

Etiqueta na hora de comer
A dica crucial nessa hora é: pegue os salgadinhos com a mão com o auxílio de um guardanapo limpo. Nunca se sirva com o guardanapo que você limpou sua boca, isso não é higiênico!
Caso haja um Buffet, é possível servir-se quantas vezes quiser, mas evite encher o prato de comida, isso todo mundo repara!

Posso levar acompanhantes na festa da empresa?
A regra é que se não foi combinado com antecedência, não é para levar ninguém. Às vezes, esse tipo de confraternização será chato para quem não participa e conhece os outros convidados. Além de correr o risco de essa pessoa prejudicar o seu “social” com os demais convidados.

O que vestir?
Tudo depende qual é o tipo de festa, em um clube, um churrasco, uma pizzaria, na própria empresa. Mas tente usar tecidos leves, acessórios mais descontraídos e pouca maquiagem. Evite: decotes exagerados, minissaias, bermudas, shorts e transparências. Já para os homens, evite: bermudas, shorts e tênis.

Conhece a regra que o “menos é mais”?

Beijinhos,
Mari Loures

Nenhum comentário:

Postar um comentário